Tags

, , , , , , ,

Bolo de Nozes com farinha integralComo já falei em outro post, nem sempre temos produtos a nossa disposição nas padarias, supermercados, entre outros. O mundo está recheado de doces, alimentos refinados, com muito sal ou muito açúcar.

Por isso, muitas vezes, temos que criar nossos próprios pratos e, é claro, nossas próprias receitas. Já falei de uma torta aqui (minha preferida, por ser fácil, gostosa e muito simples) e, desta vez, falarei de um bolo.

Eu achei esta receita em um livro famoso de receitas (que se compra em qualquer loja de departamentos). Mas, como é de se esperar, ele era cheio de açúcar, e feito com farinha branca. Modifiquei para ficar “comível” e não desencadear uma queda de glicose cavalar.

NozesEscolhi adicionar nozes a essa massa porque ela é cheia de benefícios. Além dos várias vitaminas, as nozes controlam o colesterol ruim, diminuindo a pressão arterial. Por ser um alimento integral, as nozes se tornam glicose de maneira lenta no organismo, controlando a glicemia no sangue.

Anote os ingredientes para o bolo de nozes:

 

Duas xícaras de farinha integral;

Duas claras de ovos;

Duas xícaras de açúcar diet para forno e fogão;

Duas colheres de chá de fermento em pó;

Duas xícaras de leite desnatado;

Uma xícara de margarina light;

Uma xícara de nozes cortadas bem pequenas (ou trituradas).

 

MassaMisture a margarina e o açúcar, e vá adicionando farinha lentamente, enquanto mistura os ingredientes (você pode utilizar a batedeira ou misturar com uma colher). Bata as claras em neve e misture à massa. Adicione o fermento e o leite. Por último, coloque as nozes. Misture a massa até que ela fique lisa e aquosa, soltando bolhas.

Preaqueça o forno em 180 graus. Unte a forma de bolo com margarina e farinha, para que o bolo desinforme mais facilmente. Deixe o bolo no forno por no mínimo 40 minutos. Somente depois desse tempo abra o forno. Espete-o com um garfo, se este sair limpo, é porque o bolo já está pronto.

Coma quente com uma fatia de ricota ou cottage (fica uma delícia).

Bom apetite!

About these ads